quarta-feira, 25 de junho de 2014

Laboratório de Língua: Funções da Linguagem (turma 106)

Turma 106- 
1º ano do Ensino Médio - primeiro trimestre de 2014

Laboratório de Língua –
 Elementos da comunicação e Funções da Linguagem
I. Investigação sobre Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Proposta de estudo da Língua a partir de uma seleção de textos (verbais, não-verbais ou mistos) relativos às funções da linguagem.

1) DEBATE – Em grupo, debata qual seria a função de linguagem predominante em cada texto proposto.

2) ESCRITA (ATIVIDADE INDIVIDUAL) - Escolha UM dos textos e, segundo Jakbson, responda:
          A) Qual texto escolhido?

          B) No texto em questão, qual seria a função de linguagem predominante segundo 
          Jackobson? (Emotiva /Expressiva, Apelativa / Conativa, Referencial, Fática, Metalinguística ou Poética.).
      
    C) Justifique sua resposta. Informe, caso haja, preferências do uso da 1ª ou 3ª pessoa do discurso e/ou tempos verbais, como, por exemplo, o imperativo, entre outros aspectos relevantes para sustentar a sua leitura.

3) APRESENTAÇÃO ORAL – Cada aluno apresentará à turma o texto escolhido no item anterior, tendo reconhecido e justificado a função de linguagem predominante.

4) CRIAÇÃO – Cada grupo será responsável pela criação de um texto verbal/ ou não-verbal/ou misto, em que a função de linguagem determinada predomine. (A função de linguagem será sorteada.). 



 Função emotiva elemento de comunicação emissor (remetente)
 e função poética - elemento de comunicação mensagem



      Função fática- elemento de comunicação contato/canal



Função poética - elemento de comunicação mensagem
   e função emotiva elemento de comunicação emissor (remetente)






                                          Função Metalinguística - elemento de comunicação código




Função metalinguística- elemento de comunicação código




Função Apelativa (Conativa) - elemento de comunicação receptor (destinatório)





  Função referencial- elemento de comunicação contexto (referente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário